23 abril 2013

23 de Abril - Dia Mundial do Escoteiro


O Dia Mundial do escoteiros é comemorado em todo o mundo no dia 23 de Abril  O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objectivo de tornar meninos cidadãos exemplares. Os escoteiros tem diversos lemas como " estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa acção.
Os escoteiros prezam a natureza ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e tem como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a pátria e para com o próximo. 
O Dia Mundial dos escoteiros é celebrado no dia 23 de Abril em homenagem  a São Jorge padroeiro dos escoteiros. São Jorge é conhecido como um santo guerreiro, uma vez que ele foi soldado de cavalaria, e logo cedo ficou reconhecido por sua bravura. Robert Stephenson Smyth Baden-Powell que escolheu São Jorge para  ser padroeiro dos escoteiros por o considerar como modelo a ser seguido, pois São Jorge "fez o melhor que pode e, conseguiu superar uma dificuldade que ninguém ousara enfrentar".
O Escotismo baseia-se no desenvolvimento dos valores positivos que existem em cada criança, em todos os adolescentes.Dá-lhes uma fé viva, incute-lhes o gosto de saber, torna-os caridosos e gentis, aumenta-lhes qualidades de observação, raciocínio e ordem.Anima-os a viver - e leva-os ao ar livre onde o seu espírito se dilata e a saúde aumenta. Diverte-os com jogos e actividades viris tanto do agrado dos jovens.
Torna-os sempre melhores do que seriam sem Escotismo.

Sem comentários: